top of page

NÁRNIA SURGE - Resenha de As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago

Oi, Gente!

Muitos conhecem os filmes "As Crônicas de Nárnia" mas talvez nem todos leram os livros. Sim, no plural, porque "As Crônicas de Nárnia' é um conjunto de 7 livros, vendidos no Brasil em volume único ou volumes separados pela editora WMF Martins Fontes.

Tenho o volume único e como este possui 752 páginas, achei melhor dividir as resenhas por livros para não ficar massante.

Assim, a resenha de hoje é sobre o 1º livro de "As Crônicas de Nárnia: O Sobrinho do Mago'.


Para aqueles que só viram o filme, como eu, é uma história inédita que narra a vida de um menino chamado Digory, que se sente muito infeliz com a sua recém mudança da sua boa vida no campo para Londres. Para aumentar a sua tristeza, ele tem que conviver com os seus tios que além de mais velhos são considerados por muitos como loucos e, morar longe do pai que foi para Índia e sempre estar muito preocupado com a mãe que está muito doente.

Mas quando conhece Poly, sua vizinha, a situação se alegra um pouco, já que agora Digory tinha uma nova amiga com quem brincar. E, é com Poly que Digory entra em uma grande encrenca quando resolvem brincar entre túneis que interligam as casas da rua e acabam entrando no escritório de Tio André, o tio de Digory.

Quando os meninos reparam aonde foram parar, de repente, dão de cara com Tio André que logo lhes conta ser um grande feiticeiro e mostra a eles anéis tidos como mágicos pois poderia transportar pessoas para outros lugares. Poly muito curiosa e influenciada pelas palavras de Tio André, põe o anel e some na frente dos dois. Digory muito assustado resolve ir atrás dela e traze-la de volta.

Os dois se encontram e na tentativa de voltarem para a casa vão passando por diversos mundos e encontram uma Feiticeira (É ela, gente! A feiticeira de As Crônicas de Nárnia: O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa). Ainda, tentando voltar a Londres eles colocam o anel, porém a Feiticeira agarra-se a Poly e acaba voltando com os dois para a sala de Tio André.

Imaginando todo o estrago que a Feiticeira podia fazer, Digory e Poly resolvem leva-la de volta para o seu mundo e livrar-se dela de uma vez por todas. Porém, quando tentam ir para o mundo da Feiticeira, na verdade vão para outro lugar que depois descobrem ser Nárnia e toda a magia acontece.

Lembro-me que quando estreou o 1º filme, eu não tive interesse de ver mas, quando eu vi o filme foi paixão a primeira vista! Então, é muito bom ter acesso a história completa.

C.S.Lewis sabe como contar uma história, nos estimulando a imaginar todos os detalhes que ele está narrando na história, deixando tudo ainda mais fantasioso e mágico.

Sendo uma pessoa detalhista que sou amei todas as ilustrações do começo de cada capitulo. Nas fotos tem pequenas amostras dessas ilustrações.

A história é curta, tem menos de 100 páginas, e muito envolvente, principalmente no momento da Criação de Nárnia (A parte mais legal do livro).

É um livro que com certeza vale a pena ser lido e já estou ansiosa para ler o restante da história.


Bom espero que gostem! Deixem seus comentários aqui em baixo e sugestões de livros que vocês querem resenhas.


Beijo da Cá!


bottom of page