top of page

Para de mentir Lúcia! - Resenha de As Crônicas de Nárnia: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.

Oiie,


Hoje é dia de resenha!! (OBA!) Se você não leu a primeira resenha de "As Crônica de Nárnia: O sobrinho do mago" clique aqui!

Que saudade estávamos de Nárnia! E dessa vez, iremos retornar a sua magia com "As Crônica de Nárnia: O leão, a feiteira e o guarda-roupa". Diferente de "O sobrinho do mago", o segundo livro da série é mais conhecido pelas pessoas por causa da sua adaptação cinematográfica de mesmo nome.

Em capítulos curtos, o livro de 182 páginas narra a história de quatro crianças - Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia - que acabam de se mudar para casa de Tio Digory (personagem já conhecido em "O sobrinho do mago") vindos de Londres, devido a guerra. A mudança os deixa animados, pois agora tem a liberdade que antes não tinham para poder brincar. O que não podiam esperar é que através de Lúcia, que entrara em um guarda-roupa durante uma brincadeira de esconde- esconde, conheceriam Nárnia. (Posso ir também?)

Mas antes que toda a aventura começasse, Lúcia teve que explicar várias vezes, pois ninguém acreditou que ela havia entrado no guarda-roupa para se esconder e quando se deu conta estava em um lugar totalmente diferente: Nárnia e, que sabia muito sobre o lugar porque seu amigo sátiro, o Sr Tumnus <3 <3, tinha lhe contado várias história. Difícil de acreditar, né? Mas era verdade e Edmundo sabia disso. Sabia pois , em outro dia, ele também tinha entrado no guarda-roupa, atrás de Lúcia, e se deparado com o lugar que ela tanto falava. Até tinha encontrado a feiticeira (também conhecida no livro anterior) e feito um trato com ela, mas como gostava de chatiar a sua irmã, preferiu desmentir a sua versão e fazer todos acharem que ela estava fantasiando.

Como será que todos voltaram a acreditar em Lúcia e chegaram em Nárnia? E qual foi o acordo feito entre Edmundo e a feiticeira? Só terá um jeito de saber a resposta e é lendo o livro. (Ahh, não teria graça se eu contasse tudo, né?)

Ler "As Crônicas de Nárnia" é entrar em um mundo repleto de fantasias que instiga a nossa criatividade e nos faz ter fé no improvável (Esse comentário merece ir para a capa do livro, fala sério? =p)

Para quem apenas assistiu ao filme, a adaptação é bem fiel. A maneira como C. S. Lewis comanda a história é magica e reconfortante, fazendo-nos sentir íntimos dele toda vez que conversa com o leitor, explicando ou comentando alguma cena da história.

Como já comentei, ler esse livro é estar cara a cara com a fantasia e a presença dos seres místico (AMO!!) que já conhecemos de outras histórias como vampiros, sereias, gigantes, unicórnios, centauros faz com que os apaixonados por esse universo se sintam no paraíso. (Já disse alguma vez que quero ir para lá?)

Mesmo com uma bela e acolhedora narrativa, a diagramação do texto deixa a leitura cansativa. Se as letras fossem um pouco maior e os espaços entre as linhas também, com certeza a leitura seria muito mais prazerosa.

E para finalizar não podia deixar de comentar como é bela a trajetória de Edmundo que no desenvolvimento da história, por causa do que passa nas mãos da feiticeira, muda as suas atitudes com todos, principalmente os seus irmão.

O filme é ótimo mas não há duvidas que o livro é melhor, por isso se você ainda não teve a oportunidade de ler, recomendo que leia.


Gostaram do post, tem alguma sugestão? Deixem aqui nos comentários.

Até o próximo post!


Beijo da Cá!


Ahh, não esquece de me seguir nas redes sociais, sempre tem um monte de coisas legais.

Instagram: blogfalaca

Facebook: Blog Fala Cá


bottom of page