RESENHA DE O CAVALO E O SEU MENINO.
Título da Obra: As Crônicas de Nárnia: O cavalo e seu menino.
Autor: C. S. Lewis.
Editora: W. M. F. Martins Fontes.
Ano de Publicação: 2009 (2º Edição)
Edição: 2º
Nº de Páginas: 288
Voltando para mais uma resenha do livro As Crônicas de Nárnia e dessa vez é sobre O cavalo e seu menino (Título interessante, não é?)
O terceiro livro da série irá narrar a história de Shasta um garoto que mora na Calormânia, localizado ao sul de Nárnia, criado por um pescador, seu pai adotivo, que o trata como empregado.
Sua vida sofre uma reviravolta quando conhece Bri, um cavalo falante, (Só podia ter vindo de Nárnia. Quero um também!) que lhe faz uma grande proposta: Fugir para Nárnia - A terra da liberdade. A proposta foi rapidamente aceita pelo garoto que gostaria de ter uma vida diferente da que vivia.
O caminho até Nárnia era longo mas não monótono. Nele Shasta e Bri conheceram muitas coisas, lugares e pessoas como Aravis e sua égua, também falante, Huin que os acompanharam por essa jornada, enfrentando várias aventuras e fortalecendo essa amizade pelo percurso.
A pergunta que não quer calar: - Por que o título do livro é O cavalo e seu menino e não o contrário? Isso você só descobrirá lendo =*
Voltar a esse universo mágico é sempre maravilhoso, porém, o que encanta nessas histórias não é apenas a magia mas, também todas as lições de sabedoria, amizade e coragem que veem incrustadas dentro da narrativa.
Com novos personagens o romance te prende, instigando a sua curiosidade e imaginação com a descrição detalhada das cenas que te transportam para o lugar em que a história está se passando.
C. S Lewis é tão generoso com os personagens e suas respectivas histórias que no final ele não deixa passar em branco o futuro de ninguém, o que é ótimo e um grande alívio para os leitores curiosos como eu.
Assim como narra com grande beleza a história do personagem Shasta, mostrando sua bondade, coragem e determinação que deixa todos encantados e apaixonados por ele.
Algumas cidades e países que ficam ao sul de Nárnia relatados pelo autor no livro me parece ter uma cultura meio indiana ou árabe o que me chamou a atenção e deixou tudo mais interessante. Essas evidências podem ser vistas nos nomes dos personagens, nas descrições deles, nos nomes dos lugares, dando um ar mais mágico pois lembra As Mil e Uma Noites.
Personagens já conhecidos pelos leitores aparecem na trama como Rei Edmundo, Rainhas Lúcia e Susana, Srº Tumnus, Aslam entre outros causando conforto, possibilitando que o leitor mate a saudade desses personagens e conhecendo uma fase mais adulta deles.
Para finalizar quero expressar o meu amor e admiração ao C. S. Lewis que de uma maneira linda consegue passar para o papel as mudanças que um personagem sofre, transformando as sua atitudes e, assim,. enfatizando que o importante é o amor e o respeito pelas pessoas. Uma linda moral para uma sociedade que está precisando.
Se você ainda não teve a oportunidade de ler esse livro, coloque ele na sua listinha pois tenho certeza que ele irá ganhar o seu coração.
Até um próximo post!
Beijo da Cá!