Resenha do livro A Lenda de Materyalis.
Hoje é dia de livro aqui no blog (Aêêêêê!!) e trago a resenha do meu parceiro Saymon Cesar que lançou este ano o livro A Lenda de Materyalis: As Crônicas de Aliank, esse é o volume 1 e já estou querendo o 2. Bora para a resenha?
Informações sobre o livro:
Título da Obra: A Lenda de Materyalis: As Crônicas de Aliank (Volume I)
Autor: Saymon Cesar
Editora: Novo Século (Coleção talentos da literatura brasileira)
Edição: 1º
Número de Páginas: 240
Gênero: Ficção Brasileira/Ficção de Fantasia.
Através de 8 visões o livro A Lenda de Materyalis contará a saga de uma sociedade secreta que busca a verdadeira história sobre Materyalis, a quem todos acreditam ser o Deus criador de tudo e todos. Porém, quando o Deus percebe o quão degradada está a sociedade que criou, toma para si a responsabilidade por todas as falhas e sua consciência acaba dividindo- o em duas personalidades: Materyon (Bem) e Marilis (Mal), nascendo duas ideologias.
Com o passar do tempo esses dois ideais formaram uma guerra ideológica - Materja - e, para obter todas as respostas que comprovam a existência de Materyalis e acabar com a Materja essa sociedade deverá encontrar o Sinkra. Para isso precisaram do auxílio de algumas personalidades detentoras de grandes poderes que serão encontradas através das visões observadas pelo integrante da sociedade secreta no Sinkrorbe.
As visões estão relacionadas a um reino devoto de Materyon que está sendo atacada por criaturas com características ursídeas. O desenrolar dessas duas histórias se integram e trazem muitas novidades que irão estimular a curiosidade do leitor.
Apaixonada por ficções posso dizer que esse livro não perde para nenhum outro que tenha mais fama ou seja de grandes autores de ficção. Com personagens bem estruturados e detalhados, Saymon possibilita ao leitor uma profunda ligação com as figuras descritas na trama que percebe estar torcendo para que não ocorra nada de ruim com Dotter, que Liliel consiga com a sua sabedoria resolver a situação ou querer entender quem é realmente Sarlakros e o que eles pensa e, assim, você não tem apenas um personagem favorito e sim vários. (Mas Hirlun ainda ganha o meu coração!)
Falando em detalhes, o livro apresenta uma gama gigantesca de cenas descritas que transportam quem está lendo para o momento retratado o que é fantástico para a nossa imaginação criativa que nos leva cada vez mais profundamente para esse universo de fantasia.
O enredo do livro tem muita personalidade e mesmo fazendo parte do contexto medieval com criaturas mitológicas, como dragão e elfos, consegue ser inovador e surpreendente, prendendo o leitor que busca saber a cada capítulo um pouco mais sobre a história.
Em relação a parte física do livro, a capa poderia ser mais clara para que os componentes como o dragão ficassem mais em evidência e chamassem mais atenção, porém, não deixa de ser linda e combinar perfeitamente com a história. A diagramação do livro é fantástica, tendo as letras com tamanhos e disposições que trazem conforto a leitura assim como a cor amarelada do papel.
Ouvi algumas críticas sobre o início do livro e sua narrativa monótona. Sim! Esse começo é um pouco mais devagar e até um pouco cansativo, porém, acredito que isso ocorra pois há uma grande carga explicativa nesses capítulos para que o leitor pudesse entender toda a história e conseguisse mergulhar de cabeça na trama (Obrigada Saymon!). Talvez se os textos fossem mais dinâmicos ou com capítulos mais curtos a leitura se desenvolvesse mais rápido no entanto tudo isso é esquecido quando a história começa a se desenrolar e cada capítulo prende você mais que o outro.
Não podia deixar de comentar sobre o tema: extremismo e mudanças ideológicas para favorecimento pessoal discutido de maneira séria no livro que instiga um reflexão sobre esse tema que está tão em alta nos dias atuais, onde atos de intolerância, extremismo e beneficiamento pessoal prejudicando o outro ocorrem todos os dias.
A única parte triste é que não tem final algum e sim muitas novidades que atiçam a nossa curiosidade de leitor que espera ansiosamente pela continuação da história para ontem! (Por favorzinho Saymon, nunca te pedi nada. kkk)
Concluindo a resenha, se você é fã desse gênero de livro, como eu, recomendo que adquira esse daqui, pois tenho certeza que você não irá se arrepender. Assim, quero agradecer ao Saymon pela confiança de ter disponibilizado o livro para o blog e por me presentear com essa história super legal que ajudou a ampliar o meu vocabulário e imaginação. (Ahh, o que falei sobre querer a continuação o mais rápido possível está valendo, viu? kk)
Vou deixar o link de três sites para facilitar a compra, caso vocês façam: (Até esse momento na saraiva e na amazon os livros estavam por R$ 9,90.)
Saraiva:
Amazon:
Submarino:
Espero que tenham gostado da resenha, comente aqui o que achou e se você também já leu o livro.
Até o próximo post!
Beijo da Cá!