top of page

Resenha: Nós

Estou sumidinha daqui do blog devido a faculdade, mas voltei e trouxe a resenha de um livro que li em uma leitura coletiva lá no instagram organizado pela minha parceira Bianca do IG @bfaria25. O livro apresenta já em suas primeiras páginas vários comentários super positivos de jornais importantes do mundo, já sentiu o peso dessa resenha, né?


Foto: Autoral


Informações sobre o livro:

Título da Obra: Nós

Autor: David Nicholls

Editora: Intrínseca

Ano de Publicação: 2015

Edição:

Gênero: Ficção

Número de páginas: 384

Formato: Físico e E-book


Sinopse: Certa noite, Douglas Petersen, um bioquímico de 54 anos apaixonado pela profissão, por organização e limpeza, é acordado por Connie, sua esposa há 25 anos, e ela lhe diz que quer o divórcio.O momento não poderia ser pior. Com o objetivo de estimular os talentos artísticos do filho, Albie, que acabou de entrar para a faculdade de fotografia, Connie planejou uma viagem de um mês pela Europa, uma chance de conhecerem em família as grandes obras de arte do continente. Ela imagina se não seria o caso de desistirem da viagem. Douglas, porém, está secretamente convencido de que as férias vão reacender o romance no casamento e, quem sabe, também fortalecer os laços entre ele e o filho.Com uma narrativa que intercala a odisseia da família pela Europa — das ruas de Amsterdã aos famosos museus de Paris, dos cafés de Veneza às praias da Barcelona — com flashbacks que revelam como Douglas e Connie se conheceram, se apaixonaram, superaram as dificuldades e, enfim, iniciaram a queda rumo ao fim do casamento, Nós é, acima de tudo, uma irresistível reflexão sobre a meia-idade, a criação dos filhos e sobre como sanar os danos que o tempo provoca nos relacionamentos. Sensível e divertido, com a sagacidade e a inteligência dos outros livros do autor, o romance analisa a intrincada relação entre razão e emoção.


Em quase 400 páginas, David Nicholls consegue descrever através de uma narrativa a realidade de cada um de nós, causando um certo impacto em quem lê. Lembro-me de ter comprado esse livro em uma daquelas super promoções da americanas simplesmente por ser David Nicholls e hoje tenho certeza que fica a escolha certa!


O personagem principal, Douglas, é um pai de família que vendo o seu casamento acabar e a relação com o seu filho "ir de mal a pior" luta "com unhas e dentes" para reverter a situação e, para isso planeja uma grande viagem - O grande tour. No entanto, com o passar de cada cena, o leitor vai conhecendo mais cada personagem e pressente que essa missão não tem 100% de chances de sucesso.


A narrativa passeia entre o presente e as lembranças passadas do personagem principal de forma bem natural, mas que em alguns momentos durante a leitura podem causar certa confusão(Nada muito problemático). Nos relatos de Douglas é possível conhecer mais sobre ele e aqueles que estão ao seu redor, chegando a conclusão de quão deturpada é a visão dele sobre si e outros - Algo muito interessante de se ler e refletir já que isso ocorre com todos nós também.


As relações humanas são uma das coisas mais complicadas de se entender e Nicholls quis representar esse fato ao leitor através da sua história, em que mostra um casal completamente diferente um do outro e que muitas vezes não sabem respeitar o jeito ou os gostos ou se colocar no lugar do próximo. As diversidade são tão grandes que depois de tanto tempo casados, Douglas já não sabe quem realmente é ou o que realmente gosta, dessa forma a relação entre ele e Connie está tão desgastada que o leitor se pergunta será que ainda existe amor entre esse casal?

Foto: Autoral

Durante algumas discussões sobre a obra na leitura coletiva, cheguei a conclusão que desde o princípio Douglas e Connie não deveriam nem ter começado a se relacionar tendo em vista que através da narração dos fatos é possível ver que Douglas estava desesperado por uma companhia e se encantou pela "luz artística" que emanava de Connie, e fez de tudo para se moldar aos gostos de sua amada se esquecendo de quem é. Já Connie que também estava carente, achou interessante o jeito de Douglas que trazia proteção e cuidado, tudo que ela mais queria, e se grudou nele, porém se deixar de ser ela mesma. É claro que houve amor e cumplicidade entre os dois, mas na minha opinião através dos acontecimentos narrados, não foi um dos amores mais saudáveis e engrandecedores que já vi.


A capa de um vermelho cativante, atrai o olhar de quem por ele passar, além de apresentar uma bela ilustração que combina perfeitamente com a história. A obra é divida em dois livros, 9 partes que tem vários capítulos que distribuem muito bem cada acontecimento do romance. O livro possui folhas amareladas com letras de fonte e tamanho adequados e confortáveis a leitura.


Além da temática do casal, o livro traz de uma forma muito instigante e imaginativa a viagem que Douglas, Connie e Albie pela Europa, levando o leitor junto em cada viagem de trem, cada visita ao museu, em cada hotel estranho que Douglas reservava, em cada refeição... Como também mostrou a garra de Douglas em querer consertar a relação quebrada com sua mulher e principalmente com seu filho.


Houve muito sofrimento entre eles e a forma como superaram tudo é um ponto muito positivo do livro e um exemplo a ser seguido. Se você procura uma história que te faça viajar por lugares lindo e históricos e de quebra te ensina sobre as relações humanas fazendo você refletir sobre os seus atos, com toda certeza você deve ler "Nós". Você irá adorar!


Como tinha feito na última resenha, a música que me veio na cabeça durante a leitura e a produção dessa resenha : Depois - Marisa Monte.


Até o próximo post!


Beijo da Cá!


Busca
Posts Recentes
Redes Sociais
  • Facebook Social Icon
  • Instagram Social Icon

Menina de 22 anos que acredita que toda arte é válida e todo mundo merece ter contato com culturas diferentes. Tendo esse pensamento, resolveu, então, se expressar e, achou que um blog era uma boa ideia para se trabalhar. Nesse cantinho vamos conversar sobre a paixão por livros, filmes e textos em geral e compartilhar o amor sobre essas artes encanta a todos!

Categorias
Visitantes

Faça parte da nossa lista de emails

Nunca perca uma atualização

bottom of page